Com as castas interativas podemos trabalhas os sinais como igual, maior, menor, onde podemos diferenciar um do outro assim fazendo com que o aluno aprenda a diferenciar melhor cada um deles. Sem dizer que pode trabalhar expressões geométricas
O objeto de aprendizagem a ser analisado é o Balança Interativa que se encontra no seguinte endereço: http://www.vdl.ufc.br/ativa/balanca_interativa.htm. Este OA foi desenvolvido pelo grupo de pesquisas do Projeto Ativa da Universidade Federal do Ceará.
O Cartas Interativas possui nove cartas desconhecidas (letras que vão do A ao I) e cartas conhecidas, cuja quantidade varia, dependendo do nível de dificuldade do jogo em que o usuário se encontre.. O objetivo é descobrir as cartas desconhecidas, através do estabelecimento de relações de igualdade e desigualdade entre todas as cartas do jogo (conhecidas e desconhecidas), com o menor número de movimentos possíveis. O software possui um tabuleiro com dois lados onde as cartas podem ser colocadas (Figura abaixo). Entre os lados aparece um símbolo com o resultado das relações existentes entre as cartas que estão em jogo.
O Cartas Interativas apresenta apenas três resultados possíveis: maior que (>), menor que (<) ou igual (=). Por exemplo: se o usuário escolher a carta A e depois de alguns movimentos souber que A>7 e A<9, então, concluirá que o único valor a ser atribuído a essa carta é o número 8.
O programa apresenta outros recursos como: os botões mostrar       expressão, retirar cartas, histórico e  anotações  que       têm por finalidade auxiliar o usuário no uso do software.       Suas funções estão descritas a seguir: 
•  Mostrar Expressão: Esse botão     permite que o usuário tenha acesso à representação     correspondente à forma algébrica da relação contida     no tabuleiro; 
•  Retirar Cartas: Retira todas as cartas que     estiverem no tabuleiro; 
•  Histórico: Esse botão permite     ao usuário ter acesso a todos os passos (movimentos) por ele realizado     desde o início do jogo; 
•  Anotações: É como uma     folha em branco. Esse dispositivo na verdade, serve para que aos poucos o     usuário vá deixando de lado o lápis e papel e passe     a fazer suas anotações no próprio programa. Nele, o     usuário pode anotar informações importantes sobre as     relações encontradas durante a partida. 
A cata interativa é só um primeiro momento para o aluno se interagir e entender melhor a introdução conteúdo de uma forma concreta e um tanto abstrata, mas não podemos deixar de  lado a beleza do abstrato, pois é esta abstração  que dá um toque de arte à matemática. Devemos valorizar o útil, o  aplicável e o concreto, mas não em detrimento do pensamento abstrato que  deve ser desenvolvido em nosso alunos. Então é necessário que haja o  aprofundamento dos conteúdos algébricos, dependendo do clico da turma a  ser trabalhada, utilizando a Carta Interativa como um Start para  apenas quebrar o gelo. 


 
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